28/11/2012 - 15:02

Projeto Saúde Itinerante vai incentivar prevenção de doenças em Niterói

Em mais uma iniciativa pioneira, a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj) e a OAB/Niterói lançaram, no dia 18 de outubro, o projeto Saúde Itinerante. Através dele, uma equipe vai realizar plantões quinzenais nos fóruns da cidade, oferecendo exames médicos simples, como os de pressão arterial e glicose, gratuitamente, além de sessões de auriculoterapia, medicina alternativa que consiste no estímulo de pontos, situados na orelha, correspondentes a todos os órgãos e funções do corpo.

De acordo com o presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz, o objetivo do projeto é estimular os advogados a se prevenirem contra doenças comuns, como a diabetes e a hipertensão, mas que, por conta do desconhecimento, muitas vezes não são tratadas corretamente. “Os exames servirão de alerta para que os colegas não deixem de cuidar da saúde. Quando forem diagnosticados com alguma taxa anormal, eles serão orientados a procurar um médico para receberem o tratamento adequado”, explicou.

“Com o projeto, vamos estimular a prevenção dessas doenças que as pessoas acabam adquirindo devido ao estressante dia a dia. Hoje, por exemplo, vários advogados descobriram que estavam com altos níveis de glicose e com a pressão elevada”, disse o presidente da OAB/Niterói, Antonio José Barbosa da Silva.

Diabético, o advogado Delfredo Fernandes aprovou o projeto. Segundo ele, para quem já tem a doença e precisa medir o nível de glicose no sangue constantemente, os plantões nos fóruns serão bastante úteis. “Com a correria diária, mal tenho tempo de fazer a medição. A ideia de realizar um plantão de saúde é muito bem-vinda”, elogiou.

Outro colega, Antonio Carlos Batista Mendonça, descobriu que a pressão arterial estava acima do desejado. “Ela está 14 por 9,5. Um pouco alta”, admitiu. “Espero que possamos contar com este projeto mais vezes. Tenho certeza que a iniciativa vai ajudar a preservar a nossa saúde”, completou ele.

Para José Raimundo Rabelo Muniz, a medicina preventiva deveria ser um hábito entre as pessoas: “Este projeto serve para lembrar que precisamos nos cuidar. O dia a dia de um advogado é uma correria e acabamos não tendo tempo de nos dedicar à saúde”.


Abrir WhatsApp