28/11/2012 - 15:02

Em 2012, Baixada ganhará duas novas sedes

No próximo ano, o projeto OAB Século 21 — responsável pela reforma de mais de 150 salas e sedes de subseções da Ordem desde 2008 — vai inaugurar duas novas sedes da Baixada: em Nilópolis e Belford Roxo.

Em Nilópolis, as obras de reforma da atual sede foram iniciadas em maio e agora estão na reta final. Já foram modernizadas a parte elétrica e a pintura, assim como substituídos os móveis e os computadores. “Outra novidade é a ampla sala construída no terceiro andar da Casa dos Advogados”, afirmou o presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz. Ainda de acordo com ele, a nova sede deverá ser inaugurada em março.

Já a Subseção de Belford Roxo aguarda o término da construção de sua nova sede, cujas obras começaram em agosto. O prédio está sendo erguido em um terreno ao lado do Fórum e deve ficar pronto em julho do ano que vem. “Esta é uma transformação muito aguardada pelos advogados da região que há anos convivem com uma sede pequena. Ela impossibilita o oferecimento de serviços como escritório compartilhado e salas de aula. No novo espaço teremos todas essas possibilidades, além de um auditório”, explicou o presidente da 53ª Subseção, Abelardo Tenório.

OAB Século 21 encerra seu primeiro ciclo

Em 2011, o projeto OAB Século 21 encerra seu primeiro ciclo de trabalho, após cumprir o objetivo de reformar todos os espaços da OAB/RJ no estado. Só em 2011 foram inauguradas 55 salas — reformadas ou adquiridas pelo projeto. Neste ano, também foram instalados 190 computadores nas subseções; colocadas 970 cadeiras em salas de aula e auditórios; restaurados 80 aparelhos de ar-condicionado, além de diversos bebedouros.

Na Baixada Fluminense, são exemplos de espaços que foram beneficiados pelo projeto neste ano a sala da Justiça do Trabalho de Nilópolis, inaugurada em agosto; a sala no Fórum Trabalhista de Nova Iguaçu e a galeria de ex-presidentes da 1ª Subseção, abertas em julho; as salas das justiças Federal e do Trabalho em Magé e dos fóruns de Guapimirim e Inhomirim, criadas em junho; e a OAB/Queimados, que recebeu novos computadores e leitores de cartão para o processo digital, em abril.

O maior destaque, no entanto, é a sede da OAB/Seropédica, a mais nova subseção da Baixada. Inaugurada no mês de julho, a sede ocupa uma sala na Galeria Espaço, no Parque Campo Limpo, e oferece aos advogados dois computadores com acesso à internet, máquina de fotocópia e impressora multifuncional. “A OAB/Serópedica tornou-se uma subseção há pouquíssimo tempo, em 2010, e fico feliz que já tenhamos conseguido equipar sua sede e oferecer aos advogados inscritos todo o conforto necessário”, disse Felipe.

Projeto inspirou outras seccionais

Animados pelo sucesso do OAB Século 21, outras seccionais pediram auxílio à OAB/RJ e implantaram o projeto em seus estados. “É bom saber que essa iniciativa, criada em nossa gestão, hoje beneficia milhares de profissionais. A intenção é que ele cresça ainda mais”, afirmou o presidente da Seccional, Wadih Damous.

Para Felipe, o investimento feito nas salas representa o retorno das anuidades na forma de serviços. “Devolver a anuidade na forma de serviços aos colegas e oferecer a eles um ambiente de trabalho adequado para atender todas as suas necessidades sempre foi a nossa prioridade”, disse o presidente da Caarj.

Melhorias no TRT também marcaram o ano

As mudanças nos fóruns trabalhistas de Nilópolis e Nova Iguaçu foram outras conquistas de 2011. Projeto antigo do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), a transferência da única vara trabalhista de Nilópolis para a comarca de São João de Meriti, por conta de falta de espaço, desagradava os advogados, que há tempos pediam providências à subseção.

A ideia, no entanto, perdeu força depois que parte do prédio que abriga a Câmara Municipal, no bairro de Olinda, foi doado para a instalação da Justiça Trabalhista local, em agosto. No Fórum agora também há uma sala da OAB em pleno funcionamento.

“A permanência da Justiça do Trabalho na comarca era uma reivindicação antiga”, disse o presidente da 24ª Subseção, José Carlos Vieira. “São João de Meriti é uma comarca que já conta com muitos processos na Justiça Trabalhista. Atrelar os processos de Nilópolis àquela serventia era um projeto irresponsável do TRT, que certamente traria prejuízos à prestação jurisdicional. Isso sem mencionar as dificuldades que o deslocamento até outro município geraria para os colegas”, criticou.

Em Nova Iguaçu, depois de anos funcionando em um pequeno prédio sem condições estruturais, a Justiça Trabalhista ganhou um novo espaço. O fórum, inaugurado em março, está localizado na Rua Dr. Athayde Pimenta de Moraes, 175. Ele é 70% mais amplo que o anterior e também conta com uma sala da Ordem no modelo do projeto OAB Século 21. Para o presidente da OAB/Nova Iguaçu, Jurandir Ceulin, a mudança foi extremamente positiva. “O novo Fórum é uma conquista para a Ordem e para os advogados. O edifício abriga as seis varas da comarca e é preparado para receber portadores de necessidades especiais”, elogiou ele. “O prédio antigo era de altíssimo risco em vários sentidos. Os usuários sofriam com as falhas na ventilação, com o elevador que ficou quase dois anos parado, com a falta de acessibilidade para cadeirantes. Era uma situação terrível para todos”, acrescentou Jurandir.