28/11/2012 - 15:02

Em defesa dos direitos dos advogados

O último editorial desta  TRIBUNA REGIONAL historiava a luta pela sala de advogados no Fórum da Leopoldina, que ainda não tinha chegado a seu desfecho. Nele, manifestávamos a confiança em que o CNJ, ao julgar o mérito, daria ganho de causa à OAB , pondo fim à ilegalidade que a direção do TJ tentava fazer valer.
Nesta edição festejamos a decisão do CNJ. E fazemos desse acontecimento o assunto principal da capa do jornal.
Mas queremos aproveitar o episódio para chamar à razão segmentos da magistratura que têm buscado conflitos desnecessários com a OAB.
Não esperem de nossa gestão comportamento subserviente. Não temos essa vocação. Estaremos firmes, sempre, na defesa dos interesses dos advogados, do estado de direito e da democracia. Tampouco transigiremos diante de ilegalidades, partam de onde partirem.
Mas não temos interesse em estabelecer atritos com o Judiciário ou com qualquer de seus representantes. Seria comportamento pueril.
Sabemos reconhecer o bom trabalho de juízes. Aliás, o fizemos na última Tribuninha, há um mês. Nela, publicamos uma elogiosa e extensa matéria sobre a atuação da juíza Mabel Meira de Vasconcellos, do XVII Juizado Especial Cível de Bangu.
Esperamos que o episódio da tentativa de negar a sala dos advogados no Fórum de Leopoldina à OAB seja o último ato de um comportamento que visa a desvalorizar o advogado e não contribui para um bom relacionamento entre a magistratura e a advocacia.
Nem a OAB nem o TJ ganham com isso. Já com um comportamento maduro todos têm a ganhar.
E, com isso, ganham também o estado de direito e os cidadãos.
Wadih Damous - Presidente da OAB/RJ

Abrir WhatsApp