28/11/2012 - 15:02

OAB Século 21 encerra seu primeiro ciclo

Em 2011, o projeto OAB Século 21 encerra seu primeiro ciclo de trabalho, após cumprir o objetivo de reformar todos os espaços da OAB/RJ no estado. Só este ano foram inauguradas 55 salas — reformadas ou adquiridas pelo projeto. Neste ano, também foram instalados 190 computadores nas secretarias das subseções, colocadas 970 cadeiras em salas de aula e auditórios e restaurados 80 aparelhos de ar-condicionado, além de diversos bebedouros.

Na capital, a primeira sala reformada pelo projeto foi a do Fórum Central, onde foram instalados 30 computadores novos, internet sem fio, bebedouros e máquina de café. As instalações elétricas e a pintura também foram restauradas. Já a mobília foi substituída pelos móveis produzidos pelos marceneiros que trabalham no projeto.

Em sequência, todas as salas da OAB na região, localizadas nos fóruns regionais, federais e trabalhistas e nos juizados especiais — foram contempladas. Também passaram por reformas as sedes das subseções de Madureira/Jacarepaguá, Ilha do Governador e Campo Grande. Já as subseções da Barra da Tijuca e do Méier ganharam novos espaços para abrigar suas sedes. Todas contam com auditórios, escritórios compartilhados, computadores com acesso à internet, máquinas de fotocópia e livros jurídicos atualizados.

Em 2012, mais melhorias na capital

Já em andamento, a ampla reforma que o projeto está realizando na sede da OAB/Bangu será finalizada em fevereiro de 2012. A nova sede terá dois pavimentos e contará com um auditório, um plenário para realização de reuniões do conselho, além de espaços reservados para o Escritório Modelo e para o Tribunal de Ética e Disciplina.

Em Santa Cruz, também há boas expectativas para o próximo ano. Adquirida recentemente pela OAB/RJ, a nova sede terá escritórios compartilhados, salas de aula, espaço para as comissões e um pequeno auditório para 40 pessoas. A sede vai atender a uma antiga reivindicação dos advogados locais. “Nosso espaço é reduzido e isso limita os serviços que podemos oferecer aos colegas”, afirmou o presidente da subseção, Milton Ottan Machado. A nova sede ficará na Rua Capitão Ricardo Kirk, 79, a aproximadamente 50 metros do Fórum Regional.

Outras subseções que em breve estarão de casa nova são as da Ilha do Governador e a da Leopoldina, que, desde que foi transformada em subseção, em 2010, funciona em uma pequena sala no Fórum. De acordo com o presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz, a aquisição dos imóveis está em fase de negociação. “Ter o ambiente de trabalho adequado para atender a todas as necessidades dos colegas sempre foi a nossa prioridade. Com essas novas sedes, estaremos cumprindo mais uma etapa para alcançar essa meta”, afirmou Felipe.

Projeto inspirou outras seccionais

Animados pelo sucesso do OAB Século 21 — que, desde 2008, reformou mais de 150 salas e sedes de subseções no Rio de Janeiro — outras seccionais pediram auxílio à OAB/RJ e implantaram o projeto em seus estados. “É bom saber que esse projeto, criado em nossa gestão, hoje beneficia milhares de profissionais. A intenção é que ele cresça ainda mais”, afirmou o presidente da Seccional, Wadih Damous.

“Estamos devolvendo a anuidade paga pelos colegas na forma de ser viços. Estruturar o local de trabalho deles, dentro e fora da capital, foi nosso ideal desde o início das atividades do OAB Século 21”.