28/11/2012 - 15:02

OAB Século 21 cumpre etapa de reformas de salas

Em 2011, o projeto OAB Século 21 encerra seu primeiro ciclo de trabalho, após cumprir o objetivo de reformar todos os espaços da OAB/RJ no estado. Só este ano foram inaugurados 55 salas — reformadas ou adquiridas pelo projeto. Também foram instalados 190 computadores nas subseções; colocadas 970 cadeiras em salas de aula e auditórios; restaurados 80 aparelhos de ar-condicionado, além de diversos bebedouros. Na região de Niterói, um dos exemplos é a Sala da Justiça Federal de São Gonçalo. O espaço, que há tempos estava sendo utilizado pela Justiça Federal, foi devolvido aos advogados em agosto de 2011, após ampla reforma. Hoje, estão disponíveis no local dois computadores com acesso à internet, impressora multifuncional e máquina de fotocópia. “Ter uma sala como esta para servir a advocacia facilita muito a rotina de trabalho”, elogiou o presidente da 8ª Subseção, José Luiz Muniz, na cerimônia de inauguração.

O Centro de Inclusão Digital da OAB/Niterói, inaugurado em julho, e a Central de Peticionamento Eletrônico de Maricá, aberta em junho, são outros espaços beneficiados pelo OAB Século 21. Criados com a função de auxiliar os colegas na fase de adaptação ao processo eletrônico, ambos dispõem de computadores e equipamentos necessários para o peticionamento eletrônico, como os leitores de cartão, além de um funcionário para orientar os advogados.

Em Maricá, a sede da subseção também foi reformada. Imóvel alugado na época, o prédio agora pertence oficialmente à subseção. “Foi uma boa notícia que tivemos em 2011. Em maio, foi assinada a compra do imóvel que abriga nossa sede há 12 anos”, comemorou o presidente da 38ª Subseção, Amilar Dutra.

Sedes mais confortáveis também serão instaladas em Itaboraí e Rio Bonito. Na primeira, o ano termina com as obras a pleno vapor, incluindo a construção de um auditório maior — reivindicação antiga do presidente da 25ª Subseção, Jocivaldo Lopes. “Finalmente poderemos aumentar a oferta de cursos e palestras que tanto ajudam a qualificar os advogados profissionalemente”, disse ele.

No mês de novembro, o presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz, visitou as obras acompanhado de Jocivaldo e do presidente da Comissão de Assuntos Legislativos da subseção, Carlos Alberto Barbosa. Na ocasião, Felipe elogiou o projeto, lembrando que o investimento feito nas salas e sedes representa o retorno das anuidades na forma de serviços. “Devolver a anuidade aos colegas e oferecer a eles um ambiente de trabalho adequado para atender as suas necessidades sempre foi a nossa prioridade”, disse ele.

Em Rio Bonito, as expectativas são grandes mesmo antes do início da construção da nova sede. Ela será erguida em um terreno cedido pela Prefeitura, na Cidade Administrativa — local que vai reunir diversos órgãos públicos e jurídicos. “Teremos uma sede ampla, com auditório, salas de aulas e escritórios compartilhados, além de um estacionamento para os colegas”, afirmou o presidente da 35ª Subseção, César Gomes.

Na história do projeto, uma das reformas mais marcantes foi a da sede da OAB/Niterói, em setembro de 2010. O local, que no passado abrigou a Seccional, foi revitalizado. Dentre as melhorias, estão um novo plenário, com rampa para cadeirantes; um andar inteiro destinado à Escola Superior de Advocacia, cujas salas têm capacidade para 400 alunos; um salão nobre; e uma sala de reuniões.

Projeto inspirou outras seccionais

Animadas pelo sucesso do OAB Século 21 — que, desde 2008, reformou mais de 150 salas e sedes de subseções — outras seccionais pediram auxílio à OAB/RJ e implantaram o projeto em seus estados. “É bom saber que essa iniciativa, criada em nossa gestão, hoje beneficia milhares de profissionais. A intenção é que ela cresça ainda mais”, afirmou o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous.