28/11/2012 - 15:02

Um projeto exitoso

O ano de 2011 vai chegando ao fim e, com ele, chega também ao fim o primeiro ciclo do projeto OAB Século 21. Idealizado e coordenado pelo presidente da Caarj e diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Felipe Santa Cruz, o Século 21 tornou-se unanimidade entre os advogados do Estado do Rio. Não há subseção que não tenha sido atendida.

Não é exagero dizer-se que o projeto modificou radicalmente a infraestrutura das representações da OAB estado afora. Ele é, também, símbolo da mudança da relação da Seccional com as subseções e, principalmente, com os advogados vinculados às subseções.

Aquela OAB que se preocupava apenas com alguns privilegiados, sem dar atenção ao conjunto dos advogados é parte de um passado que não voltará mais.

Podemos dizer que se tornou realidade o objetivo de fazer retornar, sob a forma de serviços aos colegas, a anuidade que eles pagam. Não só pelo OAB Século 21. Estão aí, também, o Goldental, o Recorte digital, a capacitação digital, o transporte gratuito e outros tantos serviços.

A eles se soma a recuperação do prestígio e do papel institucional da OAB, depois de anos de peleguismo e acomodação. Demonstração de que a retomada do protagonismo da Ordem no plano institucional não se circunscreveu à Seccional foi o convite do Tribunal de Júri para que a Subseção de Niterói designasse um representante para acompanhar as audiências de instrução e julgamento dos acusados do assassinato da juíza Patrícia Acioli — o que é assunto da capa desta TRIBUNA REGIONAL.

O convite demonstra que os dois pés em que se apoia o trabalho da Seccional — a retomada do papel histórico da OAB e o apoio aos advogados — é realidade também nas subseções.

Melhor para a entidade, melhor para os advogados e melhor para a cidadania. Wadih Damous - Presidente da OAB/RJ


Abrir WhatsApp