28/11/2012 - 15:02

Iniciadas obras em Nova Friburgo de reconstrução em quatro bairros atingidos pelas chuvas

Só um ano após a tragédia das chuvas, foram iniciadas, em fevereiro, as obras de reconstrução — que incluem a contenção de encostas e a retirada de pedras gigantes — de comunidades da região de Conselheiro Paulino. Estão incluídos na lista de bairros que receberão as obras: Três Irmãos, Morro do Floresta, São Jorge e Jardinlândia. A notícia foi divulgada numa reunião no dia 15 de fevereiro entre representantes da empresa Silthur (que venceu a licitação do governo do Estado do Rio de Janeiro para realizar as obras), a secretária da Associação de Moradores do bairro Três Irmãos, Laura Mury, e outros líderes comunitários. Segundo Laura, a ajuda da 9ª Subseção foi muito importante para que a reconstrução se tornasse realidade. “Precisamos fazer um agradecimento oficial pela ajuda dada pela OAB ao bairro Três Irmãos”, disse ela.
O apoio da OAB/Nova Friburgo, no entanto, foi além dos limites do bairro de Laura. De acordo com o presidente da subseção, Carlos André Pedrazzi, desde que surgiram as primeiras iniciativas para recuperar as áreas do centro da cidade, a Ordem vem alertando as autoridades sobre os problemas vivenciados pela população das regiões periféricas, muito afetadas pelas enchentes e desabamentos.
“Quando a associação de moradores foi criada, demos a orientação necessária e passamos a fazer a mediação entre ela e o Governo do Estado”, disse Pedrazzi, lembrando a reunião realizada no dia 27 de janeiro e que contou com a presença do assessor especial da Secretaria Extraordinária da Região Serrana, Flávio Melo.
“Na ocasião, levamos o assessor para visitar locais atingidos e cobramos providências. As obras vieram como uma resposta a essa reunião. Demorou muito para que elas chegassem não só ao bairro Três Irmãos, mas a outras localidades mais pobres de Friburgo. É muito gratificante ver que nossa atuação em prol da sociedade funcionou”, completou Pedrazzi.