28/11/2012 - 15:02

Duas questões relevantes

Entre outras matérias de interesse, esta TRIBUNA REGIONAL — voltada para os advogados inscritos nas subseções de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito e Maricá — aborda dois temas de grande importância.
O primeiro é o assassinato da juíza Patrícia Acioli e as reações a esse crime inominável, que, por sinal, foram matéria de capa desta edição.
Tanto a Seccional, como a OAB/São Gonçalo cumpriram seu dever e reagiram prontamente tão logo tiveram conhecimento do episódio.
O assassinato de Patrícia representa uma ameaça inaceitável não só ao Judiciário, mas ao próprio Estado Democrático de Direito. Ele demonstra a necessidade de um combate implacável às chamadas milícias e aos grupos de extermínio, que representam o problema mais grave a ser enfrentado na área da segurança pública. E mostra, também, a urgência de uma faxina na polícia.
O sacrifício de Patrícia deixa patente uma situação que deve ser extirpada imediatamente, pela raiz e de maneira exemplar. Caso contrário, caminharemos a passos rápidos para um quadro incompatível com uma sociedade civilizada.
Outro tema que merece destaque nesta edição é a promessa do TRT de instalar, ainda este ano, o Protocolo Ágil no Fórum de Niterói.
A medida vai contribuir enormemente para tornar mas célere a tramitação dos processos, o que trará benefícios para todos — magistrados, serventuários, advogados e a população em geral.
Por isso mesmo, conta com nosso integral apoio.
 
Wadih Damous - Presidente da OAB/RJ
 

Abrir WhatsApp