28/11/2012 - 15:02

Nova sede é exemplo de conforto para colegas

Desejo antigo dos advogados de Vassouras, a nova sede da subseção agora é uma realidade. O espaço, localizado em frente ao Fórum Regional, foi inaugurado no dia 26 de agosto pela Diretoria da OAB/RJ. Ele conta com dois escritórios compartilhados, um auditório com capacidade para 25 pessoas, sala de leitura e estudos, computadores com acesso à internet e leitores de cartão, aparelhos de TV e DVD, além de estacionamento com seis vagas.
O que chama a atenção, no entanto, é a preocupação com o conforto dos advogados. No local, foram criados um dormitório, onde os colegas poderão passar a noite quando houver necessidade, e uma sala onde serão oferecidos, gratuitamente, serviços de fisioterapia e massoterapia. “Já contávamos com um profissional que poderia prestar o serviço, então, pedimos à Seccional apenas que nos ajudasse a montar a sala para a fisioterapia. E os dormitórios eram uma necessidade na subseção, já que Vassouras é um local de passagem para muitos advogados e, frequentemente, eles precisam pernoitar aqui”, explicou o presidente da subseção, José Roberto Ciminelli.
No mesmo dia, também foi inaugurada a Sala dos Advogados no Fórum, reformada pelo projeto OAB Século 21. A sala tem três computadores, internet, impressora, leitores de cartão para a certificação digital e máquina de fotocópia.
Na cerimônia, Ciminelli destacou o apoio da OAB ao trabalho dos colegas: “A Ordem está sempre atenta e mantém uma estrutura digna de atendimento aos advogados”. “Sinto que a OAB/RJ está cada vez mais forte e unida. Vamos aproveitar essa união para lutar pelo respeito às nossas prerrogativas”, completou.
A defesa das prerrogativas é, segundo o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj) e diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Felipe Santa Cruz, uma das maiores bandeiras da Seccional, sendo escolhida, inclusive, como tema da 22ª Caminhada dos Advogados Pela Vida, realizada no dia 28 de agosto. “A Ordem oferece amparo a todas as reivindicações práticas da profissão. Mas ainda há muito o que ser conquistado em relação ao respeito às prerrogativas no Judiciário”, avaliou.

Decanos foram homenageados

Presentes à cerimônia, dois decanos da comarca de Vassouras, os advogados Serpa Pinto e Silvio Leal, foram citados por Felipe como “referências para a advocacia”. “Nossa classe é feita de exemplos e história. Os que nos precederam na profissão desempenharam um papel de enfrentamento, principalmente na Ditadura. Agora, ao construirmos outra página da Justiça, devemos lembrá-los. O advogado é o braço e a voz do povo”, concluiu.
Também participaram do evento o prefeito de Vassouras, Renan Vinicius; o tesoureiro da Caarj, Ricardo Menezes; e os presidentes das subseções de Mendes, Barra do Piraí, Volta Redonda, Valença e Piraí, Paulo Afonso Loyola, Leni Marques, Rosa Fonseca, Munir Assis e Carlos Alberto dos Santos, respectivamente.