19/07/2019 - 12:03 | última atualização em 19/07/2019 - 11:45

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Conheça técnicas para aprimorar seu marketing pessoal

Aprenda a promover sua própria imagem na terceira reportagem da série sobre aperfeiçoamento profissional

Nádia Mendes

Atualmente, o Brasil tem cerca de um milhão de advogados. Destes, mais de cem mil estão inscritos na Seccional do Rio de Janeiro. Com esse grande número de profissionais, é muito forte entre os colegas o questionamento de como se diferenciar em um mercado onde todos os profissionais têm as mesmas necessidades e desejos. Basta ser bom tecnicamente?

Segundo a coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Advogado da Escola Superior de Advocacia da OAB/RJ, Lisandra Thomé, que também é especialista em educação executiva para o mercado jurídico, ser bom tecnicamente é apenas parte da solução. “É preciso desenvolver habilidades e competências comportamentais que vão diferenciar o advogado de sucesso”, disse. A outra opção é ser o que ela chama de advogado “feijão com arroz”, aquele que valoriza apenas a técnica, sem se preocupar com desenvolvimento pessoal e marketing.

De que adianta ser dedicado, estudioso e atuante se ninguém sabe disso? Se você não mostrar suas qualidades e competências, não será notado. E uma das estratégias que advogados podem desenvolver é o marketing pessoal, que vai muito além da ideia de se vestir bem. Trata-se, antes disso, de uma mudança de comportamento, da construção de uma imagem positiva para os outros.

Confira nove dicas de como fazer um bom marketing pessoal para alavancar a sua carreira:

1. Cuide da sua imagem

Vista-se de acordo com o contexto em que está inserido, tendo sempre o cuidado de estar trajado adequadamente para cada circunstância. Em qualquer compromisso profissional, apresente-se de forma condizente com a profissão. Outro fator importante é ter uma postura profissional adequada, saber se comportar em um contexto profissional, agindo de acordo com a sua função e dentro da expectativa dos seus clientes e superiores.

2. Priorize a capacidade de comunicação

Desenvolva uma comunicação clara, objetiva e eficiente. Tenha cuidado com seu vocabulário, evite usar gírias e palavras de baixo calão. O processo da boa comunicação tem dois sentidos e por isso também é muito importante saber ouvir. Desenvolva a escuta ativa.

3. Seja pontual

A pontualidade diz muito sobre você. Quando você se atrasa para uma entrevista, uma reunião ou outros compromissos, o seu profissionalismo é posto em dúvida, além de ser muito desagradável. Deixar alguém esperando, seja um cliente, um recrutador ou um colega, significa que você considera seu tempo mais importante que o dele ou que você não considera a outra pessoa importante. Isso passa uma imagem de arrogância.

Além disso, suscita uma impressão de desonestidade, já que pessoas honestas cumprem a palavra e seguem os compromissos, inclusive os de tempo. Se eventualmente precisar se atrasar, já que imprevistos acontecem, ligue para avisar. Essa atitude demonstra que você se importa com a outra pessoa e valoriza o tempo dela da mesma forma que valoriza o seu. Quer aprender a se organizar? Veja outras dicas.

4. Comprometa-se

Responder aos emails e às tentativas de contato de seus clientes é fundamental para manter a confiança e a boa imagem. Se você não se dá ao trabalho de responder aos seus emails, isso demonstra falta de interesse e, até mesmo desrespeito. Essa atitude passa uma imagem de falta de comprometimento e ineficácia.

5. Desenvolva seu networking

Frequente lugares onde o seu público está. A ideia é você aumentar ao máximo a sua lista de contatos para depois desenvolvê-los em potenciais clientes. Nestas conversas, não comece se apresentando como advogado. Você terá a oportunidade de se apresentar, mostrando para a pessoa que você talvez seja uma solução para o problema que ela enfrenta. Publicamos uma lista com dez dicas sobre networking no primeiro post da série.

6. Tenha humildade

Esteja sempre aberto para aprender coisas novas. Não se considere melhor que os outros, nem ache que você sabe tudo e que não há mais nada que não precise aprender. Quem faz isso passa a imagem de arrogante.

7. Use as redes sociais com responsabilidade

As redes sociais podem ser utilizadas para apresentar sua imagem e a do seu escritório. A utilização do Linkedin e do Facebook pode ser uma excelente estratégia de marketing baseada na educação e na informação, expondo para seus clientes e amigos toda a sua expertise na sua área de atuação. Assim, é muito importante que você utilize as redes sociais com responsabilidade, não expondo conteúdos e opiniões que possam comprometer a sua imagem pessoal e profissional.

8. Seja criativo e inovador

Mostre disponibilidade e sugira ideias que contribuam para a resolução de problemas de seus colegas e clientes.

9. Ande sempre com seu cartão de visitas

O bom advogado sempre carrega o cartão de visitas no bolso ou na carteira para apresentá-lo em alguma reunião ou encontro. Não se esqueça de ter o seu cartão sempre com você.


Lisandra Thomé é coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Advogado da ESA 


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