30/03/2023 - 12:27 | última atualização em 08/08/2023 - 09:26

Encontro de delegados debate rumos da Caarj

Evento na sede da OABRJ destacou sucesso de políticas em auxílio da advocacia

Felipe Benjamin

A Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj) realizou na tarde de quarta-feira, dia 29, seu Encontro Estadual de Delegados, no qual foram debatidos os programas de assistência oferecidos pela Caarj e as campanhas promovidas pela entidade dentro do Sistema OAB. O encontro aconteceu no Salão Nobre Antonio Modesto da Silveira, na sede da Seccional.

"Quero destacar a importância da passagem da Marisa e de toda essa diretoria pela gestão da Caixa de Assistência", afirmou o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, em seu discurso de abertura.

"Com um trabalho dedicado e muito esforço, esta Diretoria da Caixa conseguiu recuperar a capacidade de investimento da Caarj na advocacia. Isso é algo que felicita muito a gestão da Ordem e todos os presidentes de subseção. É neste encontro que construiremos as políticas que a Caixa desenvolverá para a construção de uma advocacia mais saudável. A Ordem cuida das prerrogativas, das questões do Poder Judiciário, mas a Caarj, parte integral do Sistema OAB, é fundamental para que tenhamos uma advocacia verdadeiramente forte".

Destacando os esforços realizados pela Diretoria da Caarj no constante auxílio à advocacia, a presidente da Caixa, Marisa Gaudio, falou sobre as realizações da entidade, em especial o programa 'Caarj Presente', iniciado na última semana.

"Somos uma coisa só, OABRJ e Caarj", afirmou Marisa.

"Essa diretoria, desde o primeiro momento, se comprometeu com a melhoria do que já tínhamos e com a tentativa de fazer mais. Hoje eu digo que conseguimos fazer mais. Para mim é uma responsabilidade muito grande suceder presidentes como Felipe Santa Cruz, Marcello Oliveira e Ricardo Menezes, e ser a primeira mulher presidente no ano em que completamos 80 anos de Caarj, mas aumentamos nosso auxílio psicossocial e criamos benefícios novos, como a nutrição social. A Caixa cuida dos advogados do escritório pra fora, ela ajuda a vida do advogado e agora estamos nos aproximando da advocacia com o 'Caarj Presente', que visitará todas as subseções".

Completaram a mesa de abertura do evento o diretor-tesoureiro da OABRJ, Marcello Oliveira; o tesoureiro da Caarj, Fred Mendes; o secretário-geral da Caixa, Mauro Pereira; a secretária-adjunta da Caixa, Julia Vera de Carvalho; a diretora-executiva da Caarj, Priscilla Nunes; a diretora de convênios da Caixa, Fernanda Mata, e o vice-presidente da OAB/Bangu, Hugo Novais.

"O período no comando da Caixa foi muito envolvente, no qual nos doamos de corpo e alma", destacou Marcello Oliveira, que presidiu a Caarj de 2013 a 2018.

"Uma coisa é observar o dia a dia dos advogados no fórum. Outra coisa é enxergar o drama humano dentro de casa. E essa diretoria tem essa sensibilidade. Ao longo dos anos temos composições diferentes no comando da Caarj, mas essa entrega é essencial para aqueles que trabalham junto à categoria. Nós salvamos vidas, muitas vezes somos o apoio que os advogados e advogadas precisam para seguir em frente. Há uma simbiose indissociável entre a Caixa e a OABRJ. Tenho certeza de que com o auxílio da Caixa vamos buscar soluções para que tenhamos uma advocacia mais forte e mais pujante".

Ao lado de Marisa, formaram a segunda mesa do evento a secretária-geral da OAB Mulher RJ e coordenadora da Mulher Advogada na Caarj, Flávia Monteiro; a coordenadora dos delegados da Caixa, Bianca Alves; a delegada da Caarj Maíra Barros, e a coordenadora do Caarj 4.0, Andréa Cabo.