15/06/2020 - 18:50 | última atualização em 18/06/2020 - 19:21

COMPARTILHE

Escola de Inclusão Digital

Jornalismo da OABRJ

Coroação de um modelo de capacitação de sucesso implementado pela OABRJ no preparo da advocacia para o processo eletrônico, a Escola de Inclusão Digital – inaugurada em 2015 como um projeto pioneiro no país -, só vem sendo expandida nos últimos anos. 

Ampliada após a inauguração da Casa das Prerrogativas Celso Fontenelle, para onde migrou, ela conta com um auditório para a realização de cursos e oficinas de informática, além da estrutura da Central de Peticionamento Eletrônico, que funciona anexa e disponibiliza oferece auxílio para os colegas utilizarem os sistemas dos tribunais.  

Entre os grandes diferenciais da Escola – que já fizeram a OABRJ ter seu modelo de inclusão digital da advocacia reconhecido nacionalmente -  está o apoio ao colega em todos os passos que envolvem sua adequação ao meio digital: seja realizando a instalação de programas nos computadores pessoais dos advogados e advogadas, seja oferecendo os da Ordem, seja até ensinando a mexer em um. Assim veio desta Seccional a iniciativa inédita de oferecer oficinas de informática básica, com uma versão especial voltada especialmente à terceira idade. 

No último ano, a Escola percorreu todo o estado com sua outra frente – a itinerante – levando o curso sobre a ferramenta PJe-Calc para as subseções. A capacitação para o uso do programa de elaboração de cálculos judiciais que passa a se tornar obrigatório em julho de 2020 foi o grande desafio deste período e demonstrou o empenho da Diretoria de Inclusão Digital e Inovação, atualmente liderada por Maria Luciana de Souza. 

Além da caravana, foi elaborado pela diretoria um curso online completo sobre a ferramenta, que conta com uma apostila para substanciar o conteúdo de cada aula. 

Assim foi feito a cada novo desafio e assim está sendo encarada agora a nova transição pela qual os advogados estão passando, para as audiências e sessões em meios virtuais. 

Diante das medidas de isolamento por conta da pandemia da Covid-19, a Escola de Inclusão Digital vem concentrando sua comunicação com a classe nas lives realizadas no Instagram da OABRJ e no canal da Seccional no YouTube Por meio da Central de Atendimento OABRJ/Caarj também é possível entrar em contato diretamente com a diretoria para sanar dúvidas. O WhatsApp é o (21) 2730-6525 e o email[email protected].

Desde o dia 1º de junho, a Central de Peticionamento Eletrônico da Casa das Prerrogativas Celso Fontenelle (Rua da Assembleia, 10) opera de segunda a sexta-feira, em horário reduzido: das 10h às 14h. Enquanto durar o período de emergência, esta será uma das medidas adotadas para garantir a segurança dos que frequentarem os espaços e também dos funcionários.  

Outra ação, orientada por uma equipe médica, é a redução temporária do número de baias disponível para atendimento, a fim de manter a distância necessária entre um colega e outro. A Seccional fornece álcool gel 70% em compartimentos afixados nas paredes e totens que dispensam o contato manual. A Ordem lembra que, por força do Decreto Municipal 47.375/2020, o uso de máscaras é obrigatório na cidade do Rio de Janeiro.  

Acompanhe a retomada do funcionamento da Ordem e dos tribunais no Guia de Acesso Rápido. 

Abrir WhatsApp