29/08/2019 - 18:29 | última atualização em 04/09/2019 - 13:24

COMPARTILHE

Luciano Bandeira assina, no TJ, convênio que incentivará contratação de jovens em ressocialização por escritórios

Nádia Mendes

Na tarde desta quinta-feira, dia 29, o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, esteve no Fórum Central para oficializar o apoio da Seccional ao Projeto Jovem Aprendiz, iniciativa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ) que insere no mercado de trabalho jovens que cumpriram medidas socioeducativas ou que estão em vulnerabilidade social

Luciano explicou que caberá à OAB/RJ estimular que escritórios e departamentos jurídicos contratem os jovens por meio do projeto do TJ, assim como a contratação de jovens aprendizes no sistema OAB, tanto na Seccional quanto nas 63 subseções do estado. "O principal objetivo é dar oportunidade para esses jovens e eu tenho certeza que vamos alcançá-lo", disse, explicando que o projeto foi implementado na Ordem graças à vice-presidente, Ana Tereza Basílio, que incentivou a adesão da Seccional. 

O presidente do tribunal, Cláudio de Mello Tavares, pontuou que vivemos em uma sociedade desigual e que é preciso união de vários entes para ajudar a juventude. "Essa iniciativa deixa bem claro que no Poder Judiciário nós não apenas julgamos processos. Estamos atentos aos anseios da sociedade e acreditamos que é muito importante que os menores infratores tenham oportunidades", afirmou.

Michael, de 18 anos, foi criado em um abrigo. Trabalhando atualmente no projeto Jovens Mensageiros, no TJ, ele estuda violino na Escola de Música Villa-Lobos "Creio que esses projetos são muito importantes para os jovens", disse, antes de fazer uma apresentação musical. 

Na oportunidade, o presidente executivo da Fetranspor, Armando Galhardo, assinou um convênio que possibilitará que os jovens aprendizes indicados para fazerem cursos de capacitação recebam passagens de ônibus municipais e intermunicipais. O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), representado pelo presidente do consórcio, Sadinoel de Souza, prefeito de Itaboraí, também aderiu ao Projeto Jovem Aprendiz. Além disso, foi anunciada a construção da primeira república de transição para jovens entre 18 e 24 anos do Rio de Janeiro, com previsão de inauguração para o final de 2020. 

Abrir WhatsApp