23/08/2019 - 18:41 | última atualização em 24/08/2019 - 20:24

COMPARTILHE

OAB/RJ inaugura nova Escola Superior da Advocacia, a maior do país

Clara Passi

As novas instalações da Escola Superior de Advocacia (ESA) foram inauguradas oficialmente na noite desta sexta-feira, dia 23, pelo presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, que abraçou o projeto como um dos grandes marcos deste início de gestão à frente da Seccional.

A escola dirigida por Sérgio Coelho passa a ocupar três andares do edifício histórico da Avenida Marechal Câmara, 210, que já sediou o Conselho Federal da Ordem e a Caarj. Vizinha do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), a “Super ESA” ostenta agora o título de maior do país. 

O número de salas quadruplicou. Eram quatro no prédio da Seccional (no número 150 da mesma avenida), agora são 16. Há uma sala com capacidade para 80  alunos, que atenderá melhor os cursos mais requisitados. Os cem assentos do plenário histórico do Conselho Federal, batizado em homenagem a José Ribeiro de Castro Filho, serão usados para aulas magnas, palestras e eventos especiais. Um espaço foi estruturado para receber exercícios de simulação de arbitragem e julgamento. 

As novas instalações incluem também sala de estudos, cantina e  uma área de convivência no espaço externo do quarto andar. Os alunos poderão usufruir de wi-fi em todas as dependências e internet de alta velocidade. Em breve, as palestras e cursos gratuitos serão transmitidos ao vivo pelo canal da OAB/RJ no YouTube

As novidades não se restringem à estrutura física. A "Super ESA", como é chamada pelos dirigentes, oferecerá um curso de inglês jurídico, uma parceria com a escola de idiomas UpTime. Para garantir descontos na inscrição de cursos pagos como este, o projeto Cheque ESA oferecerá um vale de R$ 100 a advogados que receberem a carteira da Ordem. 

Um marco dessa gestão

Na cerimônia de inauguração, Luciano afirmou que a expansão da ESA representa o cumprimento de uma promessa de campanha e “o avanço da dedicação ao ensino e ao aperfeiçoamento dos advogados, que, mais bem preparados, terão mais oportunidades no mercado de trabalho”. 

Diretor-geral, Sérgio Coelho disse que a nova ESA coroa um processo contínuo de expansão da escola que começou em 2016, ano em que assumiu o posto. Nesses três anos, foram 441 cursos lançados e um salto considerável no número de professores e coordenadores. “O interesse da advocacia pela atualização não tem limites. As aulas presenciais são essenciais e vão continuar existindo por muitos anos”, apostou ele. 

Sérgio Coelho em sua fala, ao lado de Luciano Bandeira e Ricardo Menezes / Foto: Bruno Marins

Luciano Rinaldi representou a Escola da Magistratura do Estado do Rio, parceira da ESA. Também estiveram presentes o presidente da Caarj, Ricardo Menezes, e Rita Cortez, que comanda o IAB.  

“Dou boas-vindas à ESA ao prédio em que funciona o IAB e sua biblioteca jurídica, a terceira maior do Brasil”, disse ela.  "As duas instituições firmaram um termo de cooperação técnica para oferecer aulas em parceria. O ensino jurídico passa por um momento crítico. Há dezenas de faculdades de Direito sem aferição de qualidade e o Exame de Ordem está sendo questionado".

Abrir WhatsApp