05/07/2013 - 11:32

TRT retoma implantação do PJe nas varas do Rio

Em julho, o Processo Judicial eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) será implantado em nove varas da 1ª Região. No dia 5, o sistema passará a operar nas sete serventias já existentes em Niterói e na 8ª Vara do Trabalho da cidade, que será inaugurada neste mesmo dia. Dia 12, Queimados ganhará uma Vara do Trabalho, já operando com o PJe-JT.

A implantação do sistema estava suspensa desde março, quando foi firmado acordo entre o Comitê Gestor Regional do Processo Judicial eletrônico da Justiça Trabalhista e a OAB/RJ, levando em consideração as dificuldades de adaptação de alguns colegas e os problemas técnicos detectados no sistema de processamento eletrônico. O objetivo era evitar que a situação atrapalhasse a atuação dos advogados. 
 
Segundo o presidente do comitê, desembargador César Marques, a partir de agora, a expansão do PJe-JT será realizada de forma gradativa, “de acordo com a eliminação de problemas de instabilidade e velocidade da rede, considerando que tudo depende do empenho das empresas de telefonia e da adaptação elétrica dos locais”. “Independentemente do número de unidades, será sempre observada a antecedência, para que haja tempo hábil de divulgação aos advogados e de treinamento dos servidores. O cronograma anterior, por ora, continua suspenso”, diz o desembargador.
 
Para o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, o bom senso deve prevalecer. “A transição precisa ser pensada de forma cautelosa e segura”, pondera.
 
Vale lembrar que a OAB/RJ mantém a conta de e-mail [email protected] para receber e monitorar as reclamações dos advogados no uso do PJe-JT.

Abrir WhatsApp