28/11/2012 - 15:02

Com ajuda de advogados, OAB doa móveis a atingidos pelas chuvas em Friburgo

Emoção e agradecimento marcaram a distribuição dos primeiros kits de móveis, eletrodomésticos e panelas a desabrigados de Nova Friburgo. Comprado com verba doada por advogados, o material foi entregue no dia 16 de agosto pela Diretoria da 9ª Subseção a três famílias selecionadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
 
Segundo o presidente da OAB/Nova Friburgo, Carlos André Pedrazzi, os recursos doados pelos colegas foram mantidos em uma conta corrente aberta pela subseção no Banco do Brasil logo após a tragédia das chuvas, em 2011. Na época, a ideia era receber de advogados de todo o Brasil contribuições para ajudar as vítimas. De acordo com ele, desde então foram arrecadados aproximadamente R$ 23 mil.
 
“Usamos a credibilidade da Ordem para garantir que os recursos seriam utilizados no auxílio às vítimas.  Uma equipe da Tesouraria da OAB/RJ acompanhou todas as compras e também pode atestar o bom uso do dinheiro doado pelos advogados”, disse ele.
 
Cada kit é composto por uma cama de casal com colchão, uma cama de solteiro com colchão, mesa com quatro cadeiras, geladeira, fogão e um jogo de panelas completo. Todos os objetos foram comprados no comércio de Nova Friburgo. “A intenção é, além de ajudar as famílias, incentivar o comércio local e a reestruturação da cidade”, explicou Pedrazzi.
 
As famílias
 
Desde a tragédia, as três famílias selecionadas pela secretaria viviam no abrigo do Serviço Assistência Social Evangélica (Sesa). Em agosto deste ano, elas puderam se mudar para imóveis pagos através do aluguel social, a ajuda financeira oferecida pela Prefeitura às vítimas, e, assim, receberem seus kits.
 
 A primeira a ganhar os objetos, Maria Helena da Silva, agradeceu: “Toda ajuda é bem vinda, especialmente quando não se tem mais nada”.  Morando há duas semanas em um apartamento no Bairro Jardim Califórnia com o marido, dois filhos e uma neta, ela perdeu tudo o que tinha em um desabamento na comunidade do Alto Floresta. “É a primeira vez na vida que tenho móveis novos em minha casa.  Muito obrigada, de coração”, disse ela, emocionada.
 
“Eu tinha tudo direitinho na minha casa e agora dependo de doações até para me vestir”, lamentou Wilson da Silva, o segundo agraciado. Morador da comunidade Venda das Pedras na época da catástrofe, Wilson ocupa, também há duas semanas, uma casa no bairro Nova Suíça. “Perdi nove pessoas só na minha rua, mas agradeço pela minha vida e a do meu irmão, que mora comigo. Fico muito grato por toda ajuda que recebemos. Não sei o que seria de nós sem esse apoio”, afirmou.
 
José Marcos de Mello divide com a mulher a casa alugada no bairro Catarcione e foi o último a receber a mobília e os aparelhos doados pelos advogados. “Perdi muitas coisas com a chuva, mas descobri que existem pessoas boas no mundo”, avaliou ele, que morava na comunidade de Vila Nova quando perdeu sua casa.
 
Novas doações
 
 Outras três famílias que ainda vivem no abrigo do Sesa também vão receber os kits. A entrega será feita após a mudança delas para novas casas, que ainda estão sendo procuradas na cidade. “A secretaria tem enfrentado dificuldades para encontrar imóveis adequados para todos. Mas, assim que isso acontecer, a OAB poderá fazer a doação”, explicou a diretora de Assuntos Sociais da OAB/Nova Friburgo, Alessandra Muniz.
 

Abrir WhatsApp