28/11/2012 - 15:02

Colégio de Presidentes destaca prerrogativas

 “Este é o colégio das prerrogativas”, disse o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, na abertura do Colégio de Presidentes de Subseção, realizado nos dias 4 e 5 de agosto, em Vassouras. “Hoje os advogados não têm medo de confrontar um juiz e acabar sendo desacatados ou até presos, pois sabem que a OAB não vai deixar isso passar em branco. Cumprimos a meta de estabelecer uma nova relação com o Judiciário, isto é, mostrar que o dispositivo constitucional que define o advogado como indispensável à Justiça não é letra morta”, afirmou ele, citando a Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (Cdap) como aliada fundamental: “O trabalho da Cdap foi muito importante para que chegássemos ao nosso objetivo”.
 
 Para comentar a atuação da Cdap, a presidente da comissão, Fernanda Tórtima, palestrou no evento. Veja a matéria completa nas páginas 6 e 7 da TRIBUNA DO ADVOGADO.
 
Igualdade entre capital e interior
 
Também presente ao colégio, o presidente da Caarj e diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Felipe Santa Cruz, destacou outro tema: a união da advocacia no estado e a diminuição das diferenças entre a capital e o interior. “O presidente Wadih foi quem mais se esforçou para incluir e unificar a advocacia do estado. E a união entre a Seccional e as subseções é a responsável por tudo que foi construído ao longo desses seis anos”, analisou Felipe.
 
Para diminuir “o abismo que existia entre o advogado da capital e o do interior do estado”, segundo Wadih, a Seccional investiu na reforma de sedes e salas, através do projeto OAB Século 21. “Qualquer colega em qualquer cidade tem o mesmo padrão de atendimento que o advogado que milita no Rio de Janeiro tem, sem qualquer diferenciação ou preconceito”, afirmou.
 
Anfitrião do encontro, o presidente da OAB/Vassouras, José Roberto Ciminelli, concordou: “Foi um projeto que fez a diferença em Vassouras e nas demais subseções do Rio de Janeiro. A Seccional contemplou os advogados do estado com serviços essenciais à atividade profissional”.
 
Participaram do evento o vice-presidente da OAB/RJ, Sérgio Fisher, o secretário-geral, Marcos Luiz de Oliveira, o secretário-geral adjunto, Wanderley Rebello, o tesoureiro, Marcello Oliveira, o presidente da Escola Superior de Advocacia, Renan Aguiar, além do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Jorge Hélio Chaves de Oliveira.
 
Das 60 subseções, estiveram presentes os presidentes de Nova Iguaçu, Jurandir Ceulin; Duque de Caxias, Geraldo Menezes; Petrópolis, Herbert Cohn; Barra do Piraí, Leni Marques; São Gonçalo, José Luiz Muniz; Nova Friburgo, Carlos André Pedrazzi; Miracema, Hanry Félix; Itaperuna, Adair Branco; Campos, Filipe Estefan; Teresópolis, Jefferson Soares; Três Rios, Sérgio de Souza; Macaé, Andréa  Meirelles; Niterói, Antônio José Barbosa da Silva; Bom Jesus do Itabapoana, Luiz Carlos Marques; Resende, Samuel Carreiro; São João de Meriti, Júlia Vera Santos; Magé, Sérgio Ricardo; Itaguaí, José Ananias; Nilópolis, José Carlos Vieira; Itaboraí, Jocivaldo Lopes; Cantagalo, Guilherme Monteiro; Araruama, Ademário Gonçalves; Campo Grande, Mauro Pereira; Santa Cruz, Milton Ottan; Bangu, Ronaldo Barros; Madureira, Remi Ribeiro; Ilha do Governador, Luiz Carlos Varanda; São Fidélis, Magno Rangel; Rio Bonito, César Gomes de Sá; Paraíba do Sul, Eduardo Langoni; Santo Antônio de Pádua, Adauto Furlani; Maricá, Amilar Dutra; Paracambi, Cléber Huais; Paraty, Benedita Nascimento; Piraí, Carlos Alberto dos Santos; Rio Claro, Adriana Moreira; Itaocara, Fernando Marrom; Cordeiro, Rilley Werneck; Mendes, Paulo Affonso Loyola; São Pedro da Aldeia, Júlio César Pereira; Cachoeiras de Macacu, Cezar Almeida; Mangaratiba, Ilson Ribeiro; Saquarema, Miguel Saraiva; Rio das Ostras, Alan Macabú; Belford Roxo, Abelardo Tenório; Queimados, José Bôfim; Méier, Humberto Cairo; Barra da Tijuca, Luciano Bandeira; Leopoldina, Frederico Mendes; Seropédica, Fábio Ferreira; e Pavuna, Antônio Faria. A Subseção de Valença enviou o vice-presidente, Camilo Romualdo Pazzarella, e a de Cambuci, o secretário-geral, Pedro Paulo de Tarso Vieira.
 

Abrir WhatsApp