28/11/2012 - 15:02

OAB/Barra inaugura auditório e faz homenagem a Seabra Fagundes

O auditório da OAB/Barra da Tijuca foi reinaugurado no dia 27 de julho , com uma grande cerimônia de entrega da Medalha Sobral Pinto a 32 advogados com mais de 50 anos de profissão. Entre eles, o ex-presidente do Conselho Federal, Eduardo Seabra Fagundes, a quem foi dirigida a carta-bomba que em 1980 matou a secretária Lyda Monteiro da Silva. Seabra Fagundes presidiu a Ordem de abril de 1979 a março de 1981 e foi “o maior presidente que o Conselho Federal já teve”, segundo afirmou o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, no evento.
 
Para Wadih, “Seabra Fagundes liderou a Ordem em um dos períodos mais difíceis para a advocacia, além de ter tido a honra de conhecer e trabalhar com Sobral Pinto”. Durante a gestão de Seabra Fagundes, ele foi conselheiro federal. “Sobral é um homem do qual me recordo com saudade. É uma honra receber uma comenda que leva seu nome”, afirmou Seabra Fagundes, para, em seguida, acrescentar: “Não me sinto credenciado para ser homenageado a não ser pelo afinco presente em mim e nos demais laureados desta noite, que nos permitiu exercer nossa profissão por mais de 50 anos”, disse o ex-presidente.
Para o presidente da Caarj e diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Felipe Santa Cruz, é papel da Diretoria da OAB resgatar a história da entidade. “Discutir os mercados da advocacia faz parte de questões práticas. No entanto, em solenidades como esta é que reafirmamos os princípios desta profissão tão importante para a história do país”, concluiu.
 
Auditório aumentará número de cursos
 
Criada há pouco mais de três anos, a OAB/Barra da Tijuca já conta com mais de sete mil inscritos e é a segunda maior do estado. Para o presidente da unidade, Luciano Bandeira, a ampliação do auditório era o fator fundamental para melhorar ainda mais a subseção, já que vai possibilitar que mais cursos e palestras sejam realizados. “Neste novo espaço, com capacidade para mais de 90 pessoas, poderemos promover diversas atividades educativas, inclusive os cursos telepresenciais. Já temos a TV e o restante dos equipamentos”, explicou ele.
No auditório, piso, pintura e cadeiras também foram modernizados.
Estiveram presentes à inauguração o vice-presidente da OAB/RJ, Sérgio Fisher, os tesoureiros da Seccional e da Caarj, Marcello Oliveira e Ricardo Menezes, respectivamente, e o conselheiro federal Cláudio Pereira.
 
Homenageados
 
Agathyrno Silva Gomes
Antonio Monteiro
Cleomyr Santos
Danilo Domingues de Carvalho
Edison Gomes Vieira
Eduardo Seabra Fagundes
Feliz Cohen Zaide
Francisco Dejacir Landim
Irene Anna Maria C. de Mesquita
João Pedro Medina
Jorge Rodrigues Fernandes
José Alberto Leite Gueiros
José Paulo Meira
José Pinto da Luz Mosca
Leobaldo Rodrigues de C. Júnior
Letácio de Medeiros J. F. Júnior
Márcio Túlio Vilela Sêmola
Maria Luiza Muller de Almeida
Marina Pires Neves
Nelson de Seixas
Newton Silveira P. de Jesus
Nicanor Medici Fischer
Nilhy Iusim
Ramiro Affonso de M. Guerreiro
Reynaldo Jiquirica
Roberto Torres Bergallo
Robinson da Silveira Gil
Rubem de Almeida
Sylvio Tito Carvalho Coelho
Vicente de Paulo C. Maranhão
Walmir Ferreira Neves
     Wilmar Garcia Barbosa
 

Abrir WhatsApp