26/07/2019 - 09:33 | última atualização em 26/07/2019 - 09:15

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Cinco dicas de como usar o conteúdo para atrair clientes na advocacia

Último post da série sobre aperfeiçoamento profissional traz técnicas de marketing de conteúdo para advogados

Nádia Mendes

O Código de Ética e Disciplina da OAB estabelece algumas restrições para o uso da publicidade por advogados. Anúncios em jornais e revistas, por exemplo, são proibidos. Porém, com a popularização da internet – segundo o IBGE, 69% dos brasileiros já acessam internet pelo celular – o marketing digital vem se tornando a forma mais eficaz de se divulgar hoje em dia.

Dentro dessa modalidade, existe o marketing de conteúdo, que é a produção e compartilhamento de conteúdo na internet para um público-alvo específico, gerando relacionamento e divulgação de sua marca e seus serviços. Pode ser um artigo, um vídeo, um e-book (livro digital). O importante é passar o seu conhecimento e, dessa forma, divulgar a sua marca pessoal. É importante lembrar que, independentemente do meio, a captação de clientes é proibida.

Segundo a coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Advogado da Escola Superior de Advocacia da OAB/RJ, Lisandra Thomé, esses são alguns passos que você deve seguir para fazer um marketing de conteúdo eficaz:

1 – Defina o seu nicho de atuação

Escolha a área da advocacia em que você deseja atuar e qual tipo de cliente você quer atingir. Quanto mais direcionado for seu nicho, mais assertiva será sua comunicação e melhores serão seus resultados.

Muitos advogados em início de carreira acreditam que precisam pegar todo e qualquer tipo de cliente para conseguirem pagar as contas. É claro que as contas chegam e é importante honrar as responsabilidades. A curto prazo, isso pode até render algum resultado, mas a longo prazo essa atitude não vai trazer a sustentabilidade e rentabilidade que você deseja.

Quanto antes você definir uma área de especialização e com qual tipo de clientes você quer trabalhar, melhor. A escolha da especialização traz benefícios como economia de tempo e energia, já que você passa a ter um foco a perseguir. Quando você atira para todos os lados, acaba não se especializando em nada e isso não traz os holofotes que deseja para atrair clientes e boas oportunidades na advocacia.

Ao se especializar, você pode investir em conhecimento em uma determinada área, o que te trará mais autoridade e credibilidade para compartilhar conteúdo relevante com o seu público-alvo.

2 - Defina estratégias de marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo não significa simplesmente fazer postagens em seu blog ou site e publicar artigos a esmo nas redes sociais e em portais jurídicos. Você precisa definir que tipo de conteúdo será relevante e trará valor para o seu público. Pergunte-se como você poderá ajudar o seu público com o seu conteúdo e de que maneiras você poderá fazer isso. Existem diversas formas de se divulgar conteúdo na internet que não se limitam à publicação de artigos em sites e portais jurídicos. Você pode pensar em produzir um vídeo, um e-book ou ter um canal no Periscope (aplicativo de streaming de vídeo), por exemplo.

É muito importante entender que marketing de conteúdo não significa produzir conteúdo de autopromoção, falando o quanto você é bom e competente, por exemplo. Significa produzir conteúdo que traga alguma ajuda, algum 'insight', algum valor para aquela audiência que você quer atingir. Você precisa solucionar problemas da sua audiência com o seu conteúdo.

3 – Tenha um site ou um blog

É muito importante ter um local para concentrar a publicação do seu conteúdo. As redes sociais, principalmente o Facebook e o Linkedin, são excelentes canais para se fazer marketing de conteúdo, permitindo que você mostre aos seus amigos e potenciais clientes sobre os seus conhecimentos em determinada área do Direito. Com isso, você vai conseguir construir sua autoridade e credibilidade. O importante é saber usar as redes sociais com responsabilidade, a fim de não comprometer a sua imagem pessoal e profissional.

4 – Tenha consistência e regularidade

O marketing de conteúdo exige tempo e dedicação, não se trata de uma atividade de final de semana. Se você quer realmente investir nessa estratégia, precisará dedicar boa parte do seu tempo em adquirir conhecimento, o que significa muito estudo e muita atualização dos assuntos relevantes para o seu público-alvo.

Além disso, você precisará dedicar outra boa parte do seu tempo para produzir o seu conteúdo, que deve ser divulgado de forma consistente e com regularidade, a fim de se criar uma audiência e formar a sua credibilidade e autoridade na área.

Se você for publicar artigos, o ideal é publicá-los pelo menos duas vezes por semana em seu blog ou site. Se for gravar vídeos, alimente o seu canal no Youtube pelo menos duas vezes ao mês. Não esqueça que o material precisa ser relevante e agregar valor à sua audiência.

5 – Estude ferramentas de Marketing Digital

Para promover o seu conteúdo de forma eficaz você precisará entender e estudar as diversas ferramentas de marketing digital. Há diversos cursos de marketing digital que podem ser feitos online ou, se você puder, contrate alguém para fazer isso para você. Mas, o importante é que você utilize as ferramentas de marketing digital que serão fundamentais para direcionar o seu marketing de conteúdo e para você conseguir alcançar os resultados desejados.

Durante o mês de julho, o Portal da OAB/RJ publicou uma série de matérias com foco no aperfeiçoamento profissional do advogado. Além desta, sobre marketing de conteúdo, falamos também sobre networking, gestão de tempo e promoção da imagem.  


Lisandra Thomé é coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Advogado da ESA 


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