15/08/2019 - 13:19 | última atualização em 15/08/2019 - 13:40

COMPARTILHE

Reforma psiquiátrica sob enfoque penal é tema de palestra

Nádia Mendes

A Comissão de Estudos de Direito Penal da OAB/RJ realizou nesta quinta-feira, dia 14, um debate sobre os efeitos da reforma psiquiátrica na Justiça Criminal. Segundo o vice-presidente da comissão, Luis Flávio Souza Biolchini, o objetivo é se aprofundar nos temas e, eventualmente, publicar artigos. "Este é o terceiro evento de uma série que já debateu crédito tributário e crime e também prisão e liberdade". Veja a íntegra do evento no Canal da OAB/RJ no Youtube.

O professor da Uerj, PhD e psicanalista Luciano Ellia explicou que, no primeiro momento, a reforma esteve voltada para os adultos, que estavam internados privados de cidadania e direitos. "A reforma psiquiátrica brasileira se inspirou na italiana, mais radical, porque o foco é acabar com os manicômios, não torná-los mais humanizados", explicou. 

O professor criticou as atuais políticas ligadas a questões de saúde mental. "O manicômio está voltando. Estamos vivendo a era remanicomiarizante", completou. Também participaram do debate a membro da comissão Ana Carolina Barbieri e a psicóloga Laís Danderfer, que colabora com o grupo. 

Abrir WhatsApp